Resenha:
A banda Nação Zumbi é um grande ícone da cultura Manguebeat no Brasil, percussora desse estilo e consagrada há muitos anos, já tocou em diversos festivais do mundo. Natural de Pernambuco é um movimento musical que surgiu no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais com rock, hip hop, maracatu e música eletrônica, que tem como objetivo tratar o ecossistema como algo extremamente importante pra sobrevivência, e o mangue como o ecossistema mais rico do planeta. E com isso o Manguebeat formou uma cena musical muito forte e marcante como os manguezais e a cultura popular, que propriamente é a bandeira desse movimento, mas suas letras não falam apenas da valorização e preservação do mangue, também retratam a desigualdade social e a banalidade da sociedade hipócrita cercada por dificuldades, e sem atitudes pra solucioná-las.
O idealizador do rótulo mangue e principal divulgador das idéias, ritmos e contestações do Manguebeat, é Chico Science, ex-vocalista da banda e já falecido. Após sua morte a banda continuou sua caminhada com a mesma ideologia centrada nas idéias de Chico, influenciando vários outros grupos regionais e de todo o Brasil, com isso despertou o interesse das grandes gravadoras, e até hoje o cenário central do Manguebeat continua sendo Recife.
No aspecto crítico da musica em si: as letras são originais, a melodia super alegre e contagiante, os contratempos são bem interessantes do ponto de vista da musica por completa, e as distorções (minha preferência) são bem agressivas e chamam de certo modo chamam a atenção de diversos públicos.
O estilo musical da banda é único e inovador, todo o público se senti contagiado pelo ritmo marcante que se impõe em contato nos shows e apresentações, mas não é só alegria que se passa nessa mensagem, e sim uma forme alegre de falar da realidade, dos problemas sócias, do descuido com a natureza e com a auto-estima do povo nordestino principalmente.
A cultura local é muito valorizada, posta de uma forma clara e simples, sem se conter com os padrões da musica popular brasileira, que só se fala de beleza, da garota de Ipanema, do rio de janeiro, e muitos temas que nos exclui desse cenário, que só engrandecem a cultura do centro-sul. E a música da Nação Zumbi também fala desse sistema e meio que nos alerta de uma falsa realidade, imposta diante da sociedade, sem esquecer de que os nossos mangues fazem parte do ecossistema mais rico do planeta, muito bom recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário