Resenha:
“Bebadogrove vol. 1”, um dos melhores álbuns da banda Mundo Livre S. A., lançado em 2005, representa a grandeza da cultura mangue, que surgiu em Recife, e apartir daí se difundiu pelos quatro cantos do pais.
O disco é uma representação marcante da nossa cultura popular, retratando uma realidade social da atual cultura local, menosprezada pela cultura midiática, normalmente a cultura do centro-sul do Brasil.
Mundo Livre S.A. é uma banda nascida em 1984 em Recife, PE. O nome foi retirado do personagem de TV Agente 86, que fazia diversas apologias ao mundo livre. Surgiu no bairro beira-mar de Candeias, em Recife, mesmo lugar onde foi redigido o manifesto “Caranguejos com Cérebro”, marco do movimento mangue, que prega a universalização da música pernambucana. O vocalista da banda foi o autor do manifesto, a banda foi uma das fundadoras do movimento Manguebeat.
O gênero musical expresso no álbum é nada mais, nada menos de que o manguebeat em junção com o samba-rock, recheado de várias influências, e letras super contextualizadas com o objetivo de mostrar uma realidade obscura da nossa sociedade. Mas também uma música alegre, sem monotomia, diferenciada e original, não atende a um único estilo musical, e se impõe as necessidades culturais do público local, se propagando devido, aos seus múltiplos modos de caracterização.
Sem dúvida alguma, esse disco é algo bastante interessante, de forma que há uma valorização da cultura popular nordestina, engrandecida pela diversificação dos estilos musicais que influenciam a música no Brasil. Muito bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário